terça-feira, 21 de dezembro de 2010

XIII CAMPEONATO DOS COMERCIARIOS DE FUTSAL 2010

ELDER SAGRA-SE CAMPEÃO DOS COMERCIÁRIOS 
 EQUIPE DA LOJA ELDER ESPORTES
O XIII Campeonato de Futsal dos Comerciários, promovido e realizado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Comerciais e de Serviços de Paulo Afonso, com direção da Kêko Sports, teve seu apoteótico desfecho no domingo, 19, no Ginásio Esportivo Luís Eduardo Magalhães, com a partida que envolveu as equipes da Elder Esportes e Empresa Netuno. Os dois times se classificaram para a grande final sem nenhuma vantagem matemática e o quinteto patrocinado pelo empresário Elder Amorim ostentava o rótulo de ter sido aquela que melhor superou seu desempenho em quadra, começando de forma apática e terminando com a taça de campeão nas mãos, ou seja, que soube dar a volta por cima e que cresceu no momento certo da competição.

Na decisão do último domingo, o time dos peixeiros procurava diminuir os espaços do adversário, porque a Elder era toda pressão, o que não impediu do experiente goleiro Bida praticar uma grande defesa e evitar que a Netuno abrisse o placar. Como quem não faz leva, foi Gilmar, que mesmo sem ângulo, bateu certeiro e fez um a zero para a Elder Esportes. Logo depois, o baixinho Brandão ampliou para dois tentos a zero a vantagem do time vermelho. A partida começava a ficar com o perfil de quem poderia terminar a decisão na frente do marcador.

 Em desvantagem no placar, a Netuno começou a adotar um tom mais duro em sua retaguarda e o primeiro a receber uma pegada mais severa foi o pequeno polegar Dieguito. Em contrapartida, a resposta era dada através do melhor futebol de salão imposto pela equipe da Elder, que tinha o controle técnico sobre o adversário, com mais volume de jogo, notadamente através dos bons deslocamentos e troca de passes entre Brandão e Dieguito.

Um lance que poderia ter dado um rumo adverso à decisão foi penalidade máxima marcada pelo árbitro Serjão contra a Elder Esportes. Jó se encarregou de cobrar o pênalti e, no gol, o goleiro Bida dizia que ia pegar. E pegou mesmo! Se a bola tem balançado as redes, certamente a Netuno cresceria em quadra, buscaria o empate e deixaria a grande final mais parelha. São as tais nuances de um jogo. A perda do penal, por outro lado, deve ter mexido com o emocional dos peixeiros. O time da Netuno voltou à carga e pressionou o adversário em sua própria área, mas o golzinho desejado não saiu.

O jogo chegou a ficar equilibrado e a equipe da Netuno tentava diminuir a vantagem de dois gols da Elder, que se resguardava defensivamente, enquanto o veloz Dieguito passou a ser a melhor opção ofensiva, saindo da marcação imposta e dando trabalho à defensiva como um ala avançado e se deslocando bem pelo lado esquerdo de ataque. O primeiro tempo terminou em dois a zero para a Elder Esportes.

O segundo tempo foi marcado por algumas entradas duríssimas dos peixeiros, talvez numa tentativa de impor respeito na força física, mas isto começou a estragar as aspirações da Netuno em chegar ao caneco: Cristiano foi expulso, deixando sua equipe momentaneamente inferiorizada em número de jogadores. Dieguito se deslocava bem nas quatro linhas e enervava seus marcadores. Ai brilhou a estrela de Dado, que fez 03 a zero. Logo em seguida ele fez mais um gol e o interessante no lance é que a bola quicou no taco e traiu o goleiro Cláudio: quatro a zero. Em seguida, Bida fez uma grande defesa.

Na defesa da Netuno, ninguém alisava nem maneirava porque estamos na semana do Natal. Havia muito rigor nas divididas e isto irritou o técnico Violão, da Elder, que chiou e acabou sendo expulso do banco. Depois, quem pediu pra tomar cartão vermelho foi George, com uma pegada duríssima em Romário. Vendo o título escapar, os jogadores da Netuno estavam perdendo a cabeça e já não possuiam poder de reação. A Elder teve ainda duas oportunidades para ampliar a goleada, mas desperdiçou os tiros livres sem barreira. O gol de misericórdia foi assinalado pelo goleiro Bida que, vendo a trave adversária vazia, acertou o alvo e fechou o placar final em 05 tentos a zero! A equipe da Elder Esportes sagrava-se, assim, campeã do XIII Campeonato dos Comerciários como um bom exemplo de superação dentro do evento.

Jogadores campeões pela Elder esportes: Bida, Corró, Gilmar, Dado e Brandão. Ainda: Dieguito, Maxwel, Paulo Tatu e Romário. Técnico: Violão. Netuno, vice-campeão: Cláudio, Cristiano, Jó, Betinho e George. Também: Wélison, Erisvaldo e Leonardo. Técnico: Pitu. Nosso maior destaque vai para o jovem craque Dieguito, que possui um excelente potencial técnico e domingo esteve muito bem em quadra. Não fez nenhum dos cinco gols, mas prestou aquela assistência. Desencantou legal! Árbitros: Serjão e Júnior.

A premiação aconteceu ainda nas dependências do Luís Eduardo, com lindos troféus e medalhas. O goleiro Bida foi escolhido o melhor da competição, se bem que vimos excelentes intervenções praticadas por goleiros “menos famosos” que atuaram ao longo da disputa. O artilheiro foi Jó, da Netuno, com 13 gols assinalados e o técnico Pitu, dos peixeiros, também foi homenageado. Houve uma confraternização após a premiação na AABB, reunindo atletas e organizadores. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram da competição. Texto: Colunista do site noticiasdosertao: Nilson Brandão

Nenhum comentário: